quarta-feira, 9 de junho de 2010

Linguagem Universal

Yo

Eu procuro a Linguagem Universal. Alguém sabe como é?

O que eu chamo de Linguagem Universal é uma forma de comunicação compreensível por todos os seres. Darei um exemplo: Quando uma pessoa conversa com outra, utiliza a fala, as mãos, expressões corporais, várias formas de linguagem para se fazer compreender. Geralmente isso é o necessário para passar sua mensagem. Agora imaginemos uma criança bem nova, com um ou dois anos ou outro animal qualquer, talvez um cachorro. Chamarei-o de Bob. Bob mora na casa de José. Bob não fala, não lê, não escreve, portanto não consegue se comunicar no mesmo nível de José. O que fazer então? Ele é obrigado a utilizar a única coisa que possui, o instinto. Na tentativa de se fazer entender, Bob chora/late/lambe José e este tem que usar toda a sua experiência para tentar compreender. Por outro lado, quando é José quem tenta se comunicar, se tiver o mínimo de inteligência, logo percebe que Bob não entende uma única palavra do que diz, portanto não importa se fala "Cala a boca", "Vai dormir", "Bobzinho lindo quer comer?" ou "Cnevaskcskiava", Bob vai continuar do mesmo jeito se ele não usar as outras linguagens - gestos, expressões faciais, entonação vocal, etc. Usando a linguagem certa, Bob consegue entender.

Algo semelhante ocorre quando duas pessoas de idiomas diferentes se encontram. Tragamos novamente José, agora junto com Hisashi, que só entende japonês. José pode falar, sussurrar, berrar, fazer caretas, apontar, desenhar, escrever, mas ainda assim Hisashi pode não entender que ele deseja saber onde é a farmácia. Do mesmo modo, José pode falar no tom mais amável uma série de xingamentos e palavrões e o mais provável a acontecer é Hisashi apenas sorrir e ainda fazer pequenas reverências, agradecendo.

Que forma de linguagem é esta, que não se faz entender? As palavras são meramente isto, palavras. Gestos são gestos. Expressões são expressões. Tudo completamente inútil. A verdadeira forma de comunicação vem do sentido que cada uma dessas linguagens possui. José pode chamar Hisashi de desgraçado, Hisashi pode chamar José de baka e os dois terminarem rindo, assim como José pode perder a calma e espancar Hisashi por não entender as instruções para chegar rapidamente à farmácia.

A linguagem que procuro é a que pode ser usada em qualquer caso, por e para se comunicar com qualquer ser. Não importa se é com humanos, ratos, cachorros, pássaros, elefantes ou plantas. Eu procuro a Linguagem Universal. Esta linguagem existe? É possível aprender? Eu gostaria de saber.

Itekimasu

Nenhum comentário:

Postar um comentário