quinta-feira, 10 de junho de 2010

Deuses, Demônios e o Saci-Pererê

Yo

Vocês acreditam em deuses? E em demônios? Espíritos? Assombrações? Vampiros? Lobisomens? Sacis? Acreditam em algumas dessas coisas mas não em outras? Por quê? Qual a diferença entre um deus e um saci? Pois eu mesmo não tenho consciência de já ter visto qualquer um desses seres. Como definir o que existe e o que não existe sem ter como provar? Por que dizer que deuses são bons e demônios são maus? Como classificar o que é bom e o que é mau? O que faz bem ao José pode causar males à Maria. Quer dizer que o deus ajudou o José e depois se travestiu de demônio para prejudicar a Maria?

Não quero impor minhas crenças a ninguém. Eu não tenho resposta para tudo. Escrevo apenas o que penso, o que sinto e como acho mais aceitável acreditar.

Primeiramente, se existe algum deus, ele é o planeta, com os seres que nele habitam. Não somente os seres vivos, mas todos, pois tudo possui energia. O planeta inteiro possui sua própria energia, que chamarei de Energia da Vida. Essa energia é a responsável por tudo que acontece. Pelo nascimento, pelo crescimento, pelo desenvolvimento e pela morte. Cada uma dessas fases é apenas uma forma em que a Energia se encontra e, assim, mesmo a morte não é definitiva, não significa o fim, apenas outra transformação.

Darei um exemplo simples: Uma planta cresce e vira árvore. De tempos em tempos suas folhas caem. Consequentemente, elas "morrem". Se a morte fosse algo final, tudo deveria acabar ali, mas não é o que acontece. Essas folhas são decompostas e ajudam a formar o alimento para outros seres. Elas apenas transformam sua própria energia de forma que a vida do planeta possa continuar. Ora, se isso acontece com o corpo físico, não vejo motivo para não ocorrer o mesmo com o que é chamado de espírito ou alma, que é apenas outra forma de energia.

Vamos mudar o foco para os humanos. Um bebê se forma, nasce, cresce e morre. Em muitas culturas o hábito é de enterrar os corpos ditos mortos. O que acontece então? É diferente da folha que caiu? Não. O corpo se decompõe e outros seres vivem a partir da energia dele. Mesmo que não enterrem, que queimem o corpo, joguem ao mar ou deem qualquer outro destino a ele, o resultado é semelhante: transformação de energia.

E quanto ao espírito? Espírito, alma ou qualquer outra denominação, não importa como se chame. Ele não é visível. Mas existe, não? Por que deveria ir para o paraíso, para o inferno ou qualquer outro lugar? Por que não pode ser como a "energia física"? Imaginem que o planeta possua uma rede, um fluxo de "energia espiritual" que continuamente circula em tudo, em todos os seres. Voltando aos humanos, imaginem um bebê. Ele tem um pouco do "espírito" de seus pais, mas, logo que nasce, começa a receber essa energia espiritual do planeta e dos outros seres ao redor. Assim, ele cria seu próprio espírito, que se desenvolve por toda a vida, acumulando as experiências pelas quais a pessoa passa. Quando morre, o espírito se "dissolve" e se mistura novamente ao grande fluxo do mundo, à Energia da Vida, para depois fazer parte de outros seres, compartilhando as experiências entre todos e assim o planeta evolui, física, espiritualmente e em qualquer outra forma de energia que exista.

Se pararmos para pensar, isso explicaria algumas coisas em que as pessoas acreditam. Por exemplo, em uma sessão de hipnose, quando alguém relembra uma vida anterior, poderia ser, não a visão dela mesma, mas do indivíduo que possuía parte do seu espírito naquela época. Quando se vê alguém que morreu, pode ser parte do espírito daquela pessoa que ainda não voltou ao planeta, por algum motivo. Afinidade entre pessoas, aquela sensação de já conhecer alguém sem nunca ter encontrado antes ou as chamadas "almas gêmeas" poderiam ser espíritos compartilhados. Até mesmo explicaria porque as crianças parecem se desenvolver e aprender mais rápido a cada geração.

Isso tudo é verdade? Não sei. Mas acho bem mais fácil acreditar nisso a imaginar que exista um ser bonzinho que dá a vida aos outros e faz coisas legais enquanto outro ser de pura maldade cria confusão, espalha sentimentos ruins e gera catástrofes. Que exista um lugar destinado a quem faz o bem enquanto vivo e outro a quem faz o mal. Além do mais, o que é bem? O que é mal? É realmente possível diferenciar? Acho que é só questão de ponto de vista. E para a Energia da Vida não tem sentido classificar.

Itekimasu

Nenhum comentário:

Postar um comentário